O Ensino da Escrita de Textos - Carta



No presente mês um dos conteúdos planificados, na área de Língua Portuguesa é a escrita de cartas e recados. Aliando este facto à comemoração do Dia do Pai (19 de Março) e a um dos temas de estudo do Meio – as comunicações, entendi que a escrita de uma carta se adequava ao tema desta unidade temática. A escrita de cartas implica aspectos formais e informais que necessitam de ser ensinados e treinados, tendo em vista uma maior autonomia do aluno na realização das tarefas de escrita. Este tema será desenvolvido em três aulas.

1ª aula
1ª actividade – Proposta de trabalho “Escrita de uma carta ao pai”.
2ª actividade – Apresentação de um PowerPoint e de uma ficha de consulta dos aspectos formais de uma carta (DataShow). Explicação de cada uma das partes (saudação e despedida; assunto; data; remetente, destinatário) e respectivas opções (fórmulas de saudação e despedida). 

3ª actividade – Oralmente, a turma fez a exploração de uma ficha de ideias temáticas, associada ao tema “O meu pai”, que previamente foi distribuída.

4ª actividade – Individualmente, os alunos escreveram as suas ideias na ficha da actividade anterior. No final colaram a ficha no caderno diário.


2ª aula
1ª actividade – Cada aluno recebeu uma ficha com a identificação das partes constituintes de uma carta para completarem.

2ª actividade – Cada aluno escreveu a carta ao pai, tendo como apoio a ficha da chuva de ideias e a ficha de consulta dos aspectos formais de uma carta.

3ª aula
1ª actividade – Os alunos fizeram a revisão dos textos com vista ao seu aperfeiçoamento.
2ª actividade – Os alunos fizeram a transcrição dos textos no Magalhães.
3ª actividade – Cada aluno escolheram o papel de carta a utilizar para a impressão da carta.

Download plano de aula em word
Download modelo de carta em word
Download ficha fórmulas em word
Download ficha de ideias em word


As cartas

Querido pai / Dear dad
Neste dia quero dizer-te que gosto muito de brincar contigo, de estar contigo.
Sei que trabalhas muito para me dares tudo que preciso, és muito meu amigo.
Eu gosto muito de ti. És o melhor pai do mundo. / You are the best father in the world.
Beijinhos da / Kisses

Querido pai / Dear dad
Obrigada por me teres acarinhado e dado amor.
Queria-te dizer que te adoro. Tu és carinhoso. As tuas filhas querem-te dar amor, carinho e
O que gostava mais de fazer contigo era de brincar às escondidas e ao futebol.
Nós fazemos os melhores bolos e fomos à praia e eu gostei muito.
Tu ensinaste-me a cumprimentar as pessoas e a ser educada.
Às vezes sonhamos poder ser ricos e ter uma casa nova e eu espero que esse sonho se realize.
Quero-te dizer que és o melhor pai do mundo. / You are the best father in the world.
Um abraço e um beijinho da / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
És o pai mais fixe do mundo porque dás-me carinho, amor e beijinhos.
Eu queria-te dizer que gosto muito de ti.
Às vezes tu berras comigo mas eu desculpo-te porque eu gosto muito de ti.
Eu queria ir contigo à Marinha Grande.
Obrigada pai, por me dares carinho, por me teres ensinado a pintar, a não dizer palavrões, a respeitar e a ajudar as pessoas.
Nós dois somos os campeões a jogar às cartas.
Adorei ir contigo ao café e ao carnaval.
Contigo adoro brincar às escondidas e jogar às cartas.
Quero-te dizer que gosto muito de ti porque és o melhor do mundo inteiro. / I love you because you are the best father in the world.
Abraços e beijinhos da / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
Ensinaste-me a andar quando eu era bebé e a ser educada com as pessoas todas.
Obrigado pai por seres tão cuidadoso comigo, por me dares amor e amizade pai eu quero te dizer que tu és o melhor pai do mundo inteiro.
Contigo eu gosto de fazer é ir á avó com a família toda e ir contigo a Pardelhas.
Eu quero te dizer que tu és melhor pai que alguém pode ter no mundo inteiro. / I want you to know that you are the best father in the world.
Abraços e muitos Beijinhos da tua querida filha / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
Queria-te dizer que és o melhor pai do mundo. / I want you to know that you are the best father in the world.
Às vezes sou um bocadinho chata mas eu amo-te.
Às vezes, quando estou a chorar, tu limpas-me as lágrimas.
Eu espero ir a França contigo e a mãe.
Nós os dois fazemos os melhores bolos e as melhores brincadeiras.
Somos os campeões a correr. Contigo eu canto, danço e brinco à apanhada, é muito fixe.
Tu ensinaste-me a andar de bicicleta, a arrumar o quarto, a dançar e a dar comida ao cão.
Obrigada pai por me teres acarinhado sempre.
Um beijo da tua filha querida / A sweet kiss

Querido tio! / Dear uncle
Eu gosto muito de ti!
Nós brincamos muito, eu ajudo-te a arranjar a mota. Corremos juntos e acampamos juntos. Eu adoro!
Um dia ainda vamos andar de avião.
Nós somos os campeões nas corridas.
Um dia podíamos jogar à bola, eu ia adorar.
És o melhor tio do mundo! / You are the best uncle in the world.
Beijinhos do / kisses

Querido Pai / Dear dad
Obrigado pai por me assinares a treinar o cão.
Gostei muito por me ajudares a treinar o cão e a andar de bicicleta.
Pai, gostava se pudéssemos ir a outras apresentações de cães. O que mais gostava de fazer contigo era andar de bicicleta.
Contigo adoro brincar à luta, fazer jogos e nadar na piscina.
Nós somos os melhores treinadores de cães e de pássaros.
Quero-te dizer pai, que gosto muito de ti, que és o melhor pai do mundo e que és muito fixe. / I love you, you are the best father in the world and you are very cool.
Muitos beijinhos do teu filho / Kisses

Querido pai / Dear dad
Tu és o melhor pai do mundo. / You are the best father in the world.
Nós os dois somos os campeões a fazer downhill. / We are downhill champions. Brincamos na playstation e no jogo de raly.
Eu, tu e a mãe fomos a praia e adorei. Um dia, desejo ir contigo num cruzeiro ao Brasil.
Somos os melhores a jogar futebol mas o que gosto mais de fazer contigo é downhill.
Tu ensinaste-me a trabalhar, a não bater, e também a jogar futebol.
Obrigado por me teres ensinado isto tudo.
Abraços e beijinhos do teu filho / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
Tu ensinaste-me a ajudar as pessoas, a não dizer palavrões, a ser educada e a não berrar contigo.
Obrigado por me acarinhares, me cuidares, me educares e me dares amor e carinho.
No dia do pai eu quero dizer-te que és engraçado e és o melhor pai que existe no mundo inteiro.
Eu sonho um dia poder ir contigo à pesca.
Quero dizer te que és corajoso e muito engraçado. / You are very brave and funny.
Abraços e beijinhos grandes para ti / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
Obrigado por me teres ensinado a andar de bicicleta.
Tu corres muito depressa, eu nunca consigo ganhar-te.
Tu és muito engraçado e muito fixe porque às vezes brincas comigo.
O que eu mais gosto de fazer contigo é andar de bicicleta e cortar lenha.
Nós os dois gostamos de jogar às cócegas e fazemos os melhores bolos.
Tu e eu, um dia sonhámos ter um jipe grande.
Um dia fomos á praia e ao estádio do Porto. O estádio do Porto é muito grande.
Quero-te dizer que és fixe estás sempre a brincar comigo. / You are cool and you play a lot with me.
Muitos beijinhos do / Lots of kisses

Querido Zeca / Dear Zeca
Neste dia quero dizer-te que gosto muito de estar contigo, de passear e de brincar contigo.
Quero dizer-te que gosto muito de ti. És muito importante para mim. / You are very important to me.
Obrigada por gostares de mim.
Beijinhos da / Lots of kisses

Querido Pai! / Dear dad
Tu és o melhor pai do mundo e eu adoro-te como ninguém. / You are the best father in the world and I love you.
Tu ensinaste-me a andar de bicicleta, a ser bem-educada e a não dizer palavrões.
Eu adoro ir contigo ao Algarve, é muito fixe. Sonho ir contigo ao shopping.
Agradeço a Jesus por me ter dado um pai tão carinhoso e tão fixe que eu adoro.
Nós os dois somos campeões a partir a loiça.
Adoro brincar contigo à apanhada e ao caça gelo.
Quero dizer-te que és muito fixe. / You are very cool.
Muitos beijinhos da tua filha / kisses

Querido pai / Dear dad
Gosto muito de ti. És o melhor pai do mundo. / You are the best father in the world.
Obrigado pelos teus carinhos porque me tratas bem e me ensinas.
Gosto quando me vens deitar e também quando lês livros comigo. Adoro jogar à bola contigo.
Tu és muito forte e muito corajoso. Andas de bicicleta comigo, vamos para muito longe e gosto de ir contigo ao mercado.
Gosto muito de ti.
Muitos abraços e beijinhos do teu filho / Hugs and kisses

Querido pai / Dear dad
Tu és forte porque fazes exercício.
Nós os dois fazemos luta e no Verão podemos fazer futebol. Aos sábados vamos ver o Ruben e o meu primo Bruno a jogar futebol.
Obrigado por me deres dicas para ter uma vida melhor. Ensinaste-me a nunca desistir, a ajudar os outros, a ser corajoso e a jogar.
E não berres com a mãe.
Tu és o melhor pai do mundo e eu adoro-te tal como és. / You are the best father in the world and I love you just like you are.
Nós seremos amigos para sempre.
Muitos abraços para ti do teu filho / Hugs

Querido pai / Dear dad
Hoje é um dia especial. Eu sei que não tens muito dinheiro e que sonhas ser rico. Mas eu só te posso dar amor.
Para mim o dia do pai é muito alegre e gosto muito deste dia porque te dou carinho e atenção.
Foi contigo que aprendi a andar de bicicleta, a chamar os cães e a lançar. Obrigado por me ajudares, protegeres e por me acarinhares.
Pai, amo-te muito e és o melhor pai do mundo. / I love you and you are the best father in the world.
Obrigado por tudo o que me dás e fazes por mim.
Muitos beijinhos da / Lots of kisses

Querido pai / Dear dad
Obrigado por me levares ao Karaté.
Tu ensinaste-me a dar de comer aos bichos e a trabalhar como tu.
O que mais gosto fazer contigo é andar no gelo mas também de jogar à bola e às cartas.
Nós os dois somos os melhores a lavar a louça.
Às vezes sonhamos ter um cavalo.
Somos os campeões a andar de trotineta, ninguém nos ganha.
Quero te dizer que te amo que és o maior, que faço tudo que me pedires, que te ajudo sempre no sótão e a trazer-te a lenha. / I want you to know that you are great and I will always help you.
Beijinhos do / Kisses

0 comentários:

 

A Turma do Arco-Íris © 2008. Design By: SkinCorner