Convenções ortográficas

Incorrecções por inobservância de regras ortográficas de base morfológica

Ao longo do ano tenho constatado, tanto pela observação como através das correcções de trabalhos realizados pelos alunos, assim como nas dúvidas apresentadas pelas crianças, que existem palavras onde o erro/dúvida é sistemático. Assim, a dúvida na escolha entre as vogais (o/u) no final das palavras tem como resultante prática o erro assim como a persistência numa confusão que as crianças ainda não conseguiram resolver. Existe por isso uma necessidade real de munir as crianças com estratégias seguras que as ajudem a decidir correctamente no momento da escrita destas palavras.

Actividades

Os alunos escreveram numa grelha um conjunto de 24 palavras ditadas pelo professor.


Os alunos, dispostos em 8 grupos de dois, receberam uma grelha com as 24 palavras, para verificarem autonomamente a ortografia e identificarem (pintar) a sílaba tónica.


De seguida, cada grupo recebeu três cartões com as palavras da tarefa anterior e efectuou a correcção através da leitura e sinalização individual numa ficha idêntica projectada no DataShow.

Finalizada esta acção, os alunos receberam outra ficha dividida em três colunas. No topo de cada coluna estavam as iniciais da classificação das palavras quanto à acentuação (E-G-A), ou seja esdrúxulas, graves e agudas. Desta feita, cada grupo indicou à turma em que coluna serão ficavam as três (3) palavras dos cartões que recebeu na tarefa anterior. Simultaneamente um elemento do grupo realizou informaticamente o mesmo exercício que esteve visível para toda a turma (datashow).

Os alunos observaram as palavras, identificaram a ortografia da última sílaba de cada coluna e explicitaram uma regra ortográfica.

Com os cartões recebidos, os alunos elaboraram um cartaz que está afixado na sala de aula.

Os alunos fizeram todos os registos no caderno diário.
 

Download plano de aula em word
Download grelha vazia em word
Download grelha ega vazia em word
Download grelha ega preenchida em word
Download cartões para cartaz em word
Download ficha de aula em word

0 comentários:

 

A Turma do Arco-Íris © 2008. Design By: SkinCorner