Ciclo de escrita

No 2º ano de escolaridade são visíveis as dificuldades dos alunos em redigir um texto. Para colmatar esta dificuldade, torna-se necessário que as crianças aprendam o processo de escrita compositiva o mais cedo possível. Ao redigirem textos a partir de ideias previamente esquematizadas, os alunos transformam ideias esquematizadas em expressões linguísticas – frases e parágrafos. Com estas actividades, aperfeiçoam a escrita nas vertentes ortográficas e sintácticas, treinam a sequencialização dos textos, adquirem novo vocabulário, seleccionam e organizam informação e relacionam conhecimentos.
As fichas podem ser vistas (formato doc) em http://sites.google.com/site/aturmadoarcoiris/pnep/ciclo-de-escrita

Meios de transporte

Planificação



Textualização

Os meios de transporte são muitos e diferentes e servem para levar cargas/mercadorias e pessoas de um lado para o outro.
Alguns meios de transporte têm motor, são motorizados, e outros não têm. Todos precisam de energia para andar, como a gasolina, o gasóleo, o gás, o carvão, a electricidade, o vento, a água, etc.
Uns andam na terra, são os terrestres, outros deslocam-se na água, são os aquáticos, e alguns movem-se no ar, são os aéreos.
Os meios de transporte podem ser públicos ou particulares. Nos transportes públicos paga-se para andar.
Nas centrais de camionagem param as camionetas, nas garagens os carros, nos portos os barcos, nos aeroportos os aviões e nas estações de comboio os comboios.


O carro

Planificação




Textualização




Texto final



0 comentários:

 

A Turma do Arco-Íris © 2008. Design By: SkinCorner